São Paulo, sábado, 09 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caça ao tatu deu origem ao nome

DA REPORTAGEM LOCAL

Foi em 1608 que a região da zona leste, espremida entre a Mooca, o Belenzinho e a Penha, foi batizado de Tatuapé. O nome é uma alusão ao hábito, então comum na região, de "caçar tatu a pé".
O distrito só foi fundado em 5 de setembro de 1668, 60 anos depois. Esse dia refere-se à data da assinatura de um documento que passava um agregado de terras ao padre Mateus Nunes de Siqueira, que deu início ao povoado. A casa que construiu -na rua Guabiju- virou um museu.
Até o começo do século 19, poucos pessoas moravam por ali. A economia era baseada na pequena lavoura e na criação de gado.
Com o desenvolvimento da economia cafeeira, na segunda metade do século passado, a região começou a crescer. Com a produção de café, surgiram ferrovias, substituindo a tração animal.
A partir de 1935, o bairro passou a ter um perfil operário, principalmente no ramo das tecelagens. A Tabacow e a Santista foram maiores fábricas desse período.
O Tatuapé como se conhece hoje começou a surgir no final dos anos 70, quando as chácaras cederam lugar aos modernos edifícios e as indústrias migraram para áreas como Itaquera e Guarulhos.
A história do distrito é contada em dois livros do escritor Pedro Abarca -"Tatuapé, uma história fascinante" e "Tatuapé ontem e hoje" (Rumo Gráfica Editorial).



Texto Anterior: São Paulo: Investimentos mudam perfil do Tatuapé
Próximo Texto: Pesquisas apontam crescimento do comércio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.