UOL


São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMs agridem homens algemados

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Policiais militares foram flagrados ontem agredindo dois homens que estavam algemados e deitados em um canteiro, próximo à avenida Agamenon Magalhães, uma das mais movimentadas de Recife (PE).
A agressão, filmada por uma equipe da TV Globo, aconteceu de manhã, após os policiais intervirem em uma tentativa de assalto a um frigorífico, no bairro de Água Fria, zona norte da cidade.
As cenas gravadas mostram os supostos assaltantes Ismael Araújo de Oliveira, 28, e José Roberto da Silva, 29, recebendo chutes dos PMs. Silva, o primeiro a ser agredido, cai de costas após receber uma rasteira por trás.
Oliveira é levado ao mesmo local logo depois. Deitado, recebe chutes no corpo e na cabeça. Três policiais aparecem nas imagens.
O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Weldon Nogueira, determinou a abertura de sindicância para apurar o caso. Os policiais não haviam sido identificados até a tarde de ontem. Segundo o assessor de comunicação da corporação, major Eden Vespaziano, após a identificação, eles serão encaminhados a um curso de "reciclagem".
"Vão receber informações sobre direitos humanos e tratamento com a população", informou. Vespaziano afirmou que a corporação considera a agressão "um ato isolado" e declarou que "todas as providências serão tomadas para que exista segurança sem que haja exageros". Os PMs poderão ser punidos com penas que vão da advertência à expulsão.
Os dois homens agredidos estavam em um Gol com placas "frias", roubado no dia 5 de julho. Oliveira estava em liberdade condicional. Cumpria pena por assalto à mão armada. Os dois teriam sido flagrados pela polícia quando se preparavam para assaltar o frigorífico. Ao serem interceptados, tentaram fugir com o carro. No caminho, atropelaram um motociclista. (FÁBIO GUIBU)


Texto Anterior: Abuso de poder: Policiais lideram tortura, diz ONG
Próximo Texto: Delegado da PF nega agressões
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.