UOL


São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chove, mas Cantareira ainda tem situação crítica

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar da chuva acumulada de 29 mm anteontem na região do sistema Cantareira, a ampliação do racionamento de água para os 9 milhões de moradores na capital e região metropolitana por ele abastecidos não está descartada.
O volume de água que chega aos reservatórios do sistema aumentou de 6.000 litros por segundo para 27 mil litros por segundo, e o ritmo de seca, que vinha em 0,4 ponto percentual por dia, caiu para 0,1 ponto percentual, mas ontem o volume do Cantareira ainda era baixo -8,7% do máximo.
A primeira represa, das seis do sistema, estava ontem com apenas 1,29% de sua capacidade operacional. O sistema como um todo pode chegar a 5% da capacidade. A partir daí, a captação de água ainda é possível, mas a recuperação dos reservatórios demoraria dois anos -o que pode significar um racionamento ainda maior para a população atendida.
Outro que também ainda está sob ameaça de cortes no fornecimento é o sistema Alto Tietê, que abastece 2,7 milhões de pessoas na zona leste da capital e região metropolitana e estava ontem com 21,5% de sua capacidade. As chuvas nos mananciais do sistema não foram tão significativas -o acumulado está em 8,8 mm.
Mesmo assim, o presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira, e o secretário Mauro Arce afirmam que não decidirão sobre o racionamento neste mês. "Como política de empresa, vamos sempre evitar a falta de água", disse Nogueira.
Ambos esperam que, além da economia por parte da população, chova algo próximo da média histórica do mês nos dois sistemas -131,4 mm no Cantareira e 120,8 mm no Alto Tietê.
Para dar uma ajuda a São Pedro, a Sabesp vem, desde o início da semana, "semeando nuvens" para tentar fazer chover. Um avião joga, nas nuvens, sais que facilitam a condensação e a precipitação. O resultado já seria positivo.
"Mas, se a situação continuar a mesma, voltaremos a nos encontrar em novembro para falar sobre Cantareira e Alto Tietê", afirmou Arce ontem. (MV)


Texto Anterior: Abastecimento: Guarapiranga entra em racionamento "solidário"
Próximo Texto: Infância: Juiz manda recolher crianças pedintes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.