São Paulo, terça-feira, 10 de abril de 2001

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URBANISMO

87 peças são classificadas como irregulares

Prefeitura coloca tarja em outdoors irregulares da avenida 23 de Maio

SÉRGIO DURAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeitura tarjou 87 anúncios irregulares na avenida 23 de Maio, centro da cidade, ontem pela manhã, no primeiro dia da nova operação de combate às peças publicitárias clandestinas, da Secretaria Municipal do Planejamento.
Segundo a prefeitura, os anúncios tarjados representam a maioria das peças da avenida. A tarja contém os dizeres: "Publicidade irregular aguardando retirada".
O secretário do Planejamento, Jorge Wilheim, afirma que a única irregularidade combatida na operação de ontem foi a da placa que invade terreno público.
De acordo com ele, a prefeitura está interessada em que as empresas proprietárias das estruturas debatam a respeito dessa invasão. "Mas ninguém se interessará por essa discussão. A maioria sabe que está irregular", afirma.
Tarjar as peças clandestinas é a nova estratégia da secretaria, que reconhece ser a multa, de cerca de R$ 500, uma tática ineficaz. "As empresas embutem o valor da autuação no preço, pagam-na e continuam irregulares, diz.
A idéia, de acordo com ele, é repetir a operação -patrocinada pelo Sindicato das Empresas de Publicidade Externa do Estado de São Paulo- três vezes por semana, até cobrir a cidade.
À tarde, a Folha flagrou funcionários de empresas tirando a tarja de outdoors da 23 de Maio. Um dos quais pertencia a Satélite, associada da Central de Outdoors.

Outro lado
A reportagem não conseguiu localizar os diretores das duas principais centrais de propaganda da cidade, a Central e a Net Brasil Outdoors. Juntas, representam 22 empresas do setor. Os celulares de Claudio Pereira e João Mor Bittar estavam desligados.


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