São Paulo, segunda, 10 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dekasseguis têm atenção especial

da Sucursal de Brasília

Duas categorias específicas de brasileiros: os dekasseguis (descendentes de japoneses que vivem no Japão) e os brasiguaios (brasileiros que moram no Paraguai) têm recebido atenção especial do Itamaraty. Por causa deles, foram promovidas inovações.
Os 200 mil dekasseguis conseguiram o direito a um guia de saúde que contém um formulário em português e japonês. Muitas empresas japonesas também traduziram para o português as regras de trabalho e as orientações em casos de emergência. Os conselhos também conseguiram que fossem enviados para o Japão livros didáticos brasileiros e cópias de programas da TV Escola, iniciativa promovida pelo MEC.
Para os 350 mil brasiguaios (população formada basicamente por agricultores que vivem principalmente nas regiões de Ciudad de Leste e Assunção), o Itamaraty iniciou a campanha do registro civil, uma parceria com o governo paraguaio, que deverá ser referendada ainda este ano.
A meta é fazer com que por meio do registro civil (equivalente a uma carteira de identidade com válida no Brasil e no Paraguai) os brasiguaios consigam regularizar a situação deles no Paraguai e obtenham títulos de posse da terra.
Outra preocupação do serviço consular é com os brasileiros que imigram para o Suriname. Nesta região são comuns as denúncias de maus tratos a prostitutas e homens contratados por empresas que impedem sua saída do país.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.