São Paulo, sexta-feira, 10 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queimada deixa Brasília sem luz por 35 minutos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma queimada provocou um apagão que durou até 35 minutos e atingiu toda a região central de Brasília na tarde de ontem.
De acordo com a CEB (Companhia Energética de Brasília), o blecaute começou às 13h48. A energia começou a voltar às 14h03 e estava plenamente restabelecida às 14h23, segundo a empresa.
Na área que ficou sem energia estão o Palácio do Planalto, a sede dos ministérios, as embaixadas e o Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal.
Também ficaram sem luz o centro comercial, bairros residenciais e as cidades de Águas Claras, Sobradinho e Planaltina, no Distrito Federal, e Itiquira, em Goiás.
A CEB, estatal do governo do Distrito Federal, informou que o apagão foi provocado por uma queimada, que gerou um curto-circuito na rede de energia.
Em quatro meses, esse foi o segundo apagão a atingir a região central de Brasília. O último blecaute aconteceu em maio.

Reserva
Um incêndio em uma reserva ecológica destruiu 40 mil m2 de vegetação anteontem em Itirapina (213 km a noroeste de SP).
O fogo durou cinco horas e só foi controlado por volta das 20h de anteontem. A área é particular e tem 250 mil m2.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a reserva é composta por espécies típicas de cerrado. Alguns animais que viviam na área tiveram que fugir do fogo.
De acordo com Heloiso Bueno Figueiredo, chefe do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) mantém 1.200 brigadistas espalhados pelo país para conter os incêndios. Ontem, 11 unidades de conservação federal, áreas protegidas devido a suas diversidades de fauna e flora, registravam fogo.

Frente fria
Nas cidades de Corumbá e Ponta Porã, ambas em MS, a população foi surpreendida pelo frio.
No primeiro município, onde ocorreram ventos de 70 km/h, a temperatura caiu de 36C para 18C. Em Ponta Porã, despencou de 34C para 13C e a umidade do ar subiu de 12% para 100%.


Colaborou a Agência Folha


Texto Anterior: Família deixa bacia com água e chuveiro ligado
Próximo Texto: Correio pára à tarde no interior
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.