São Paulo, sábado, 10 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Pesquisa aponta queda em mortes por arma de fogo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que o número de mortes por arma de fogo caiu 8,2% em 2004 em comparação com o ano anterior.
O governo atribuiu essa queda, a primeira desde 1992, principalmente ao início da campanha do desarmamento.
O recuo de 8,2% representou 3.234 vítimas a menos no ano passado em relação a 2003.
Os resultados da pesquisa foram apresentados na semana passada pelos ministros Márcio Thomaz Bastos (Justiça), Saraiva Felipe (Saúde) e Luiz Dulci (Secretaria Geral).
A pesquisa mostra que a mortalidade por arma de fogo atinge especialmente o homem. Na faixa dos 15 aos 29 anos, a arma de fogo mata mais do que doenças respiratórias, infecciosas, cardiovasculares e acidentes de trânsito.
De acordo com o estudo, nos Estados onde houve alta taxa de recolhimento de armas (mais de 150 a cada 100 mil habitantes), a média do índice de mortalidade apresentou recuo médio de 14,5%. Já nas localidades em que esse número não foi alcançado, o aumento médio foi de 2%.
Em números absolutos, o Estado que mais contribuiu para a redução foi São Paulo, com 1.960 mortes a menos. O Rio registrou 672 vítimas a menos.


Texto Anterior: Segurança: Arma entregue à PF vai parar no crime
Próximo Texto: Violência: Acusados de seqüestro de garoto são presos e negam assassinato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.