São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO

CONGRESSO 1
Relação da ciência com a sociedade é discutida

O debate sobre as relações entre a ciência e a sociedade ainda está ausente no tecido social, apesar da ética e do rigor na abordagem de temas sobre ciência nos meios de comunicação, em particular na imprensa escrita, e do fato de algumas universidades terem incorporado a formação de divulgadores científicos.
Esse foi um dos destaques que a Associação Ibero-Americana de Jornalismo Científico fez na "Declaração de Morón", durante o encerramento de seu sétimo congresso, realizado em novembro, na Argentina.

CONGRESSO 2
Papel da imprensa foi um dos temas em debate

Aproveitar os simples dados de uma pesquisa transformados em notícia ou apresentar como "urgentes" temas que só interessam aos países desenvolvidos é desperdiçar tempo e espaço, diz Sergio Prenafeta.
Professor de jornalismo no Chile, ele destacou, na instalação, do 7º Congresso Ibero-Americano de Jornalismo Científico, que a imprensa deve estimular a conscientização sobre o valor social da atividade científica e da criação tecnológica e, igualmente, promover a independência intelectual em seus países.

PRECURSOR
Pesquisador destaca trabalho de jornalista

O fundador do jornalismo brasileiro, Hipólito da Costa, relatou a ciência dos Estados Unidos no final do século 18, o que justificaria considerá-lo precursor do jornalismo científico no Brasil, afirmou José Marques de Melo, em conferência magistral no 7º Congresso Ibero-Americano de Jornalismo Científico.

INTERNET
Revista tem acesso pela rede

A revista de divulgação científica "Pesquisa Fapesp" terá, na Internet, uma versão em português, espanhol e inglês de acesso livre, segundo Mariluce Moura, editora-chefe da publicação.

MÍDIA 1
Congresso discute divulgação científica

Na comunicação da ciência para o público há mais inadequações do que disfunções éticas na relação entre cientistas e divulgadores, explicou, no 7º Congresso de Jornalismo Científico, Isaac Epstein, diretor-adjunto da cátedra Unesco de Comunicação Regional, da Universidade Metodista de São Paulo.

MÍDIA 2
Debatedor comenta interesses na divulgação

Os jornalistas científicos devem estar atentos aos interesses que permeiam as fontes de informação em relação à geração e à comercialização de ciência e tecnologia, alerta Wilson da Costa Bueno, ex-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico.

E-mail - julio@uol.com.br


Texto Anterior: Mãe cria site para ajudar doentes
Próximo Texto: Violência: Roubos em BH aumentam 368% na década
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.