São Paulo, Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garotinho diz que SP vive situação dramática

LUIZ ANTÔNIO RYFF
da Sucursal do Rio

O governador do Rio, Anthony Garotinho (PDT), afirmou ontem que o quadro de violência em São Paulo é "dramático" e disse não saber como o governador Mário Covas (PSDB) consegue dormir com o número de homicídios ocorridos no seu Estado.
""Estamos conscientes de que a situação do Rio é difícil. Porém ela nem se aproxima da de São Paulo, onde, só no último final de semana, morreram 80 pessoas", afirmou ele.
"A situação de São Paulo é dramática. Não sei como o governador Mário Covas consegue dormir com 80 mortos", declarou.
As críticas foram feitas minutos após Garotinho ter entregue 50 novos carros para a Polícia Militar, ontem à tarde no Aterro do Flamengo (zona sul do Rio).
No seu discurso, ele já havia comparado a violência entre os dois Estados. Afirmou que a imprensa dá mais destaque a crimes praticados no Rio.

Não tão altos
Não foi a primeira comparação feita por autoridades do novo governo fluminense para comprovar a tese de que os índices de criminalidade no Rio não são, comparativamente, tão altos.
Na véspera, o secretário da Segurança Pública do Rio, general José Siqueira, afirmou que as taxas de homicídio no Rio são pouco representativas se comparadas às encontradas na Bíblia -onde, segundo ele, a criminalidade era estatisticamente maior.
Para ilustrar sua tese, ele lembrou que, quando Caim matou Abel, a população da Terra se resumia a quatro pessoas: Adão, Eva e os dois filhos envolvidos no crime.
Segundo o secretário da Segurança, isso significa que as mortes por homicídio atingiam, então, 25% da população.

Outro lado
Questionadas na tarde de ontem, as assessorias de imprensa da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo e do Palácio dos Bandeirantes não informaram, até as 19h20 de ontem, a posição do governador Covas e do secretário Marco Vinicio Petrelluzzi em relação às declarações de Garotinho.


Colaborou a Redação


Texto Anterior: Carnaval terá esquema dos "últimos anos"
Próximo Texto: Jovens que mataram índio não poderão cursar universidade
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.