São Paulo, quarta-feira, 11 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A cidade é sua

cidadesua@uol.com.br

INSS demora 5 anos para conceder aposentadoria, afirma contador

DA REDAÇÃO

Faz cinco anos que o contador Alberto Teixeira Rodrigues, 60, afirma tentar obter a aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sem conseguir.
O primeiro pedido ocorreu em março de 2004. Seis meses depois, a agência negou o pedido -sob a justificativa de que a carteira de trabalho de Rodrigues continha rasuras.
Para resolver a questão, o contador disse ter anexado, no mesmo ano, cópias do registro de empregados das empresas em que trabalhou. O processo, de acordo com ele, ficou dez meses parado até ir para a Junta de Recursos.

"Falta de respeito"
Em agosto de 2008, enfim, a agência do INSS em São Miguel Paulista (zona leste de SP) autorizou a concessão da aposentadoria. A demora, entretanto, continuou: ele disse não ter recebido o benefício ainda. "Agora, para completar a falta de respeito com o trabalhador contribuinte, o processo não é encontrado."
Ao reclamar para a ouvidoria do órgão, disse ter ouvido dos atendentes que o sistema estava fora do ar.

Resposta: O INSS diz que a aposentadoria de Alberto Rodrigues foi concedida em 16 de fevereiro. O crédito ocorreria até março, retroativamente ao requerimento do benefício, de 2004. Rodrigues diz, porém, que o INSS não depositou o valor retroativo; só o benefício do mês. Ele foi orientado a procurar o INSS para resolver a questão. O órgão disse à Folha que tornará a checar o caso, mas informou não ter como responder ao pedido ainda ontem.


Texto Anterior: Gilberto Dimenstein: Quadro vivo
Próximo Texto: Leitor diz ter ficado preso em trem da CPTM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.