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Lei dos call centers é descumprida por 60% das empresas
Passados 100 dias de vigência da nova legislação, Procon encontra problemas em 41 das 69 empresas fiscalizadas
Demora para falar com o atendente e falta de informação sobre SAC para deficientes são alguns dos problemas encontrados
LUCIANA LAZARINI
DO "AGORA"
Passados 100 dias de vigência
da lei dos call centers, 41 das 69
empresas fiscalizadas pelo Procon-SP descumpriram pelo
menos uma das novas regras de
atendimento aos clientes. Isso
quer dizer que 60% das empresas têm problemas ao atender
os consumidores.
Nessa última fiscalização, foram registradas 117 infrações.
Segundo o Procon, 11 empresas
com problemas na fiscalização
anterior, em dezembro, voltaram a descumprir as regras.
A falta de informação de SAC
(Serviço de Atendimento ao
Consumidor) para deficientes
foi o item com o maior número
de registros -28 empresas tinham esse problema. Outra infração registrada em 22 empresas (31% do total) foi a demora
de mais de um minuto para um
atendente falar com o cliente.
O setor de planos de saúde
acumulou o maior número de
irregularidades, com 26 infrações. Individualmente, a empresa de consórcios Remaza teve o maior número de infrações
(oito critérios descumpridos).
As empresas de telefonia lideram em reclamações dos
consumidores, segundo o diretor-executivo do Procon, Roberto Pfeiffer. As principais infrações apontadas são a demora no atendimento, os telefones
ocupados e as ligações interrompidas. As telefonias fixa e
móvel somaram 22 infrações.
As empresas Claro, Embratel,
Telefônica e TIM Celular demoraram mais de um minuto
para atender o cliente e não solucionaram a reclamação dentro de cinco dias.
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