São Paulo, quarta-feira, 11 de março de 2009

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Lei dos call centers é descumprida por 60% das empresas

Passados 100 dias de vigência da nova legislação, Procon encontra problemas em 41 das 69 empresas fiscalizadas

Demora para falar com o atendente e falta de informação sobre SAC para deficientes são alguns dos problemas encontrados

LUCIANA LAZARINI
DO "AGORA"

Passados 100 dias de vigência da lei dos call centers, 41 das 69 empresas fiscalizadas pelo Procon-SP descumpriram pelo menos uma das novas regras de atendimento aos clientes. Isso quer dizer que 60% das empresas têm problemas ao atender os consumidores.
Nessa última fiscalização, foram registradas 117 infrações. Segundo o Procon, 11 empresas com problemas na fiscalização anterior, em dezembro, voltaram a descumprir as regras.
A falta de informação de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) para deficientes foi o item com o maior número de registros -28 empresas tinham esse problema. Outra infração registrada em 22 empresas (31% do total) foi a demora de mais de um minuto para um atendente falar com o cliente.
O setor de planos de saúde acumulou o maior número de irregularidades, com 26 infrações. Individualmente, a empresa de consórcios Remaza teve o maior número de infrações (oito critérios descumpridos).
As empresas de telefonia lideram em reclamações dos consumidores, segundo o diretor-executivo do Procon, Roberto Pfeiffer. As principais infrações apontadas são a demora no atendimento, os telefones ocupados e as ligações interrompidas. As telefonias fixa e móvel somaram 22 infrações. As empresas Claro, Embratel, Telefônica e TIM Celular demoraram mais de um minuto para atender o cliente e não solucionaram a reclamação dentro de cinco dias.


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