São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOLOGIA

Imunização é assunto bastante explorado nos vestibulares

EDGAR HASS
ESPECIAL PARA A FOLHA

A prova de biologia no vestibular da Fuvest normalmente não é elaborada de maneira a enganar o aluno. Talvez uma ou outra questão de conhecimento mais específico pode dificultar um pouco a resolução das questões.
Um assunto bastante explorado pelos examinadores é a imunização, sem dúvida por causa dos problemas causados pelo HIV, causador da Aids (sigla em inglês para síndrome da imunodeficiência adquirida).
Talvez seja interessante conhecer os termos utilizados na designação dessa doença:
Síndrome: conjunto de sintomas devido a uma única causa; no caso, a destruição pelo HIV dos linfócitos, que, no tecido sangüíneo, é o responsável pela produção dos anticorpos, estes, por sua vez, são o principal, ou talvez o único, agente biológico a combater o vírus.
Imunidade: processo pelo qual o organismo vivo combate os agentes patogênicos (causadores de doenças).
Deficiência: falta de otimização do mecanismo de imunização, que pode variar de um mínimo até 100%, o que parece perto de acontecer, em estágios finais da referida síndrome.
Adquirida: é importante notar que, nessa síndrome, a deficiência de imunidade é adquirida pela inoculação do agente causador.
Não pretendemos tornar nos cansativos, reeditando medidas de prevenção, que exaustivamente são veiculadas nos diversos meios de mídia. Apenas deveremos nos mostrar, relatar, até delatar os meios que sabemos, pensamos e apesar dos pesares, conhecemos em nossas relações.
Voltaremos ao tema da imunidade com seus mecanismos nas próximas colunas.


Edgar Hass dá aulas de biologia desde 1968 e hoje é professor do Intergraus


Texto Anterior: História: A utilização do poder público em benefício do interesse privado
Próximo Texto: Atualidades: Após a morte de Savimbi, acordo busca paz em Angola
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.