São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Acordar bem disposto pode ser fácil

JAIRO BOUER
especial para a Folha

Como você pode fazer para acordar de bom humor e cheio de pique amanhã, em plena segunda-feira, início de uma longa e trabalhosa semana?
Pode apostar que não vai ser fácil como foi sair da cama hoje, um calmo e convidativo domingo, sem horários nem compromissos, com direito a um café da manhã farto e "preguiçoso" e a um demorado banho relaxante.
Mas a realidade do cotidiano não é bem essa. E durante a semana, o homem tem que travar uma verdadeira luta para conseguir saltar da cama e cair na rotina.
Mau humor, preguiça, sono, vontade de ficar calado, irritação e raciocínio lento são companheiros rotineiros desde os tempos da escola até a aposentadoria.
Mas por que essa batalha diária?
O sono é um mecanismo fundamental para a reparação das energias perdidas no dia-a-dia. Dormir bem é condição básica para a vida das pessoas.
Quem tem problemas na quantidade e na qualidade do sono vai ter, sem dúvida alguma, grandes dificuldades para conseguir sair da cama com disposição no dia seguinte.
Mas, na maioria das vezes, o problema de acordar cedo está mais na cabeça das pessoas do que em hábitos incorretos de sono.
Pela manhã, há uma espécie de conflito de interesses entre alguns mecanismos que envolvem o sistema nervoso.
De um lado, o "relógio interno" do sono tenta ganhar um pouco mais de descanso. Do outro, o sistema que controla o despertar entra em ação.

Motivação
Criar alternativas agradáveis para o dia que começa pode favorecer o mecanismo que controla o despertar (veja quadro nesta página) e garantir uma perspectiva mais tranquila para as manhãs.
Meres Amorim Tamani, 24, professora de musculação e personal trainer, por exemplo, acorda de segunda a sexta-feira, às 5h20, para dar aulas em uma academia em São Paulo.
"Gosto do que faço e, por isso, acho que fico motivada para acordar cedo e trabalhar."
A professora de musculação explica que se alimentar bem, dormir a quantidade de horas necessárias de sono, ter uma relação afetiva estável e fazer atividades físicas diárias ajudam a pessoa a ter uma rotina mais regular e maior facilidade para acordar.
Segundo Meres, treinar algum esporte agradável logo cedo pode ser uma motivação a mais para que a pessoa salte da cama mais animada e com pique.
O psiquiatra Ricardo Baccarelli Carvalho, consultor de saúde do Universo Online, diz que o primeiro passo para acordar bem é respeitar o limite de sono de cada um (dormir o número de horas que deixa a pessoa descansada).
Segundo ele, isso significa, por exemplo, não ter vergonha de dizer para os outros que você não pode sair à noite porque está cansado e precisa acordar cedo logo no dia seguinte.

Objetivo
Carvalho explica que ter um objetivo para ser cumprido logo de manhã, com alternativas interessantes e motivadoras que, de preferência, não tenham relação com o trabalho, pode servir de estímulo para o bom humor matinal.
O psiquiatra diz que determinar previamente o horário que se vai acordar e programar a rotina das primeiras horas do dia (até de atividades banais como ficar no banho, tomar café ou ler jornal) ajuda a pessoa a despertar e sair da cama com maior facilidade.


Texto Anterior: Crack migra da região central
Próximo Texto: Levante sempre à mesma hora
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.