São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Levante sempre à mesma hora

especial para a Folha

Acordar muito tarde no sábado e no domingo pode representar uma dificuldade extra para quem pretende saltar de bom humor da cama durante a semana.
O "relógio interno" que controla o despertar das pessoas segue um padrão regular de funcionamento. Se a pessoa está acostumada a acordar diariamente às 7h e no domingo sai da cama ao meio-dia, ocorre um desajuste no ritmo do organismo.
Para cada hora a mais que a pessoa dormiu no fim-de-semana, o relógio interno vai precisar de um dia para fazer o reajuste. Ou seja, quem muda das 7h para o meio-dia (cinco horas de diferença) pode precisar de toda a semana seguinte para descontar a diferença.
Isso pode ser traduzido em maior dificuldade de sair da cama, irritação e lentidão do raciocínio nas primeiras horas da manhã.
Se a pessoa segue esse padrão regularmente (acordar cedo durante a semana e mergulhar no sono nos finais de semana) pode acabar tendo uma dificuldade crônica de enfrentar as primeiras horas do dia.
Cochilar durante o dia, hábito que muita gente acaba não conseguindo realizar durante a semana, também pode atrapalhar o sono e o despertar no sábado e domingo.
Dormir durante o dia acaba "empurrando" o sono noturno para um horário mais avançado. Como consequência, o despertar no dia seguinte acaba acontecendo mais tarde e o ritmo do relógio interno pode ficar alterado pelo resto da semana. (JB)




Texto Anterior: Acordar bem disposto pode ser fácil
Próximo Texto: Ser lento pela manhã é normal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.