São Paulo, sábado, 11 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazendeiro é preso acusado de homicídio

MILENA ANDRADE
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Quatro anos após a morte do cacique xucuru Francisco de Assis Araújo, o Chicão, a Polícia Federal prendeu o fazendeiro José Cordeiro de Santana, acusado de ser o mandante do crime.
O fazendeiro, dono de uma propriedade de 1.500 hectares com trechos localizados em terras indígenas, foi preso anteontem e será indiciado por homicídio qualificado. Se for condenado, poderá pegar pena de 30 anos de reclusão.
De acordo com o superintendente regional da Polícia Federal, Wilson Salles Damázio, há muitas evidências contra o fazendeiro, como a confissão de dois suspeitos de terem sido os matadores do cacique.
O crime foi resultado de uma disputa de terra na reserva indígena xucuru. São 27,5 mil hectares, dos quais apenas 3.500 pertencem hoje a cerca de 8.500 índios. O restante está nas mãos de 280 posseiros.
De acordo com o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), em abril de 2001, o presidente FHC homologou a demarcação das terras para a retirada dos posseiros.
O problema agora é a liberação de recursos para a indenização dos posseiros.



Texto Anterior: Censo 2000: População indígena quintuplica em SP
Próximo Texto: Miséria leva caiovás a vasculhar lixão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.