São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País pede rigor contra clandestinos na Guiana Francesa

SAMY ADGHIRNI
DA REPORTAGEM LOCAL

Preocupado com a crescente presença de clandestinos brasileiros na Guiana Francesa, o governo de Paris incluiu o Brasil na lista dos países que representam um problema migratório para a França.
Estima-se que pelo menos 25 mil brasileiros vivam ilegalmente na Guiana Francesa -o que corresponde a quase 10% da população do território. A maioria é atraída pelos salários em euro na área de construção civil.
O fluxo de clandestinos na fronteira de 650 quilômetros entre a Guiana Francesa e o Amapá será tratado em encontro que acontece amanhã em Caiena com uma delegação do Itamaraty.
Além de cobrar maior empenho do Brasil para controlar a área, a França quer ajuda das autoridades brasileiras para reprimir com maior vigor a prostituição, o garimpo e a pesca em águas francesas.
Segundo a Folha apurou, o Brasil vem argumentando que não tem os recursos técnicos e financeiros para reforçar substancialmente o monitoramento da área.
O embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute, participou há duas semanas em Paris de uma reunião com outros diplomatas franceses que atuam em países "potencialmente exportadores de mão-de-obra" -um eufemismo para imigrantes clandestinos.


Texto Anterior: França prende brasileiros acusados de ajudar ilegais
Próximo Texto: Sargento diz que Exército torturou companheiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.