São Paulo, quinta, 11 de junho de 1998

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Proposta visa fixar população

da enviada especial

Fixar o homem na região e potencializar os recursos que ela oferece é a proposta de fundo do projeto das escolas bosque no Amapá.
"Queremos que a escola se torne um pólo do desenvolvimento da região", diz o governador João Alberto Capiberibe (PSB).
Isso será possível por meio da "agregação de recursos aos produtos da região", segundo o governador. Ele cita como exemplo a própria escola. "Como a escola vai formar técnicos em ecoturismo, vamos construir uma pousada anexa a ela para que os alunos possam praticar."
A pousada faz parte do projeto de transformar a região do Bailique em um pólo de ecoturismo, o que será viabilizado pela construção de uma pista de pouso no local até o final do ano. Assim, o morador da região permanece nela, já que encontra meios para sobreviver melhor.
Para a arquiteta e uma das idealizadoras do projeto, Dula Klautau, um dos desafios da escola bosque é mostrar às populações da região a importância do conhecimento. "Na Amazônia existe a idéia de que o conhecimento não serve para nada. Queremos mostrar, por exemplo, que é possível plantar sem perder tudo, como acredita o ribeirinho. O alvo é melhorar a qualidade de vida das famílias, usando o aluno como propagador de novas idéias", diz Dula.
Isso se aplica tanto à agricultura quanto à preservação do meio ambiente, ao tratamento de esgoto, práticas muitas vezes desconhecidas pelos ribeirinhos que vivem às margens do Amazonas."

Atividades atuais

A extração do açaí é, ao lado da pesca e outras atividades extrativistas, a principal fonte de renda dos moradores da região, que vivem em palafitas para evitar que suas casas sejam invadidas pelas águas nas cheias do rio.
Água encanada ou tratada é algo que ainda não existe para grande parte da população do Bailique. Já a energia elétrica é garantida pelos geradores, que funcionam em média quatro horas por dia, sempre das 18h às 22h.
Nesse período, os habitantes do arquipélago passam o tempo assistindo televisão e ouvindo a rádio comunitária. (MAv)



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