São Paulo, quinta, 11 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudantes desocupam prédio do MEC no Rio

free-lance para a Folha

Os cerca de 130 estudantes e servidores públicos que invadiram o prédio do MEC (Ministério da Educação), no centro do Rio, anteontem à tarde, desocuparam o local no início da manhã de ontem. A invasão do prédio aconteceu durante protestos contra a política educacional do governo.
Na desocupação, os invasores fizeram um ato simbólico. Houve discursos em defesa da educação, contra a falta de professores e críticas ao provão.
A polícia não esteve presente na saída dos manifestantes, ao contrário de anteontem à noite, quando soldados do 5º BPM (Batalhão de Polícia Militar) tentaram retirar o grupo do prédio do MEC.
Os invasores ocuparam a sobreloja do prédio, onde penduraram faixas e realizaram assembléias. No momento da invasão, houve correria. Os manifestantes empurraram seguranças e policiais que vigiavam a portaria.
Segundo os policiais, no momento da confusão havia cerca de 200 pessoas. Para os organizadores, esse número era de 300.
O próximo ato de protesto dos estudantes será um encontro nacional em Brasília, no dia 17, reunindo universitários e secundaristas. As caravanas sairão das principais capitais do país. De acordo com os coordenadores da UNE , eles farão uma caminhada, denominada "Marcha em Defesa da Educação".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.