São Paulo, Sexta-feira, 11 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conferência reuniu 157 países na Tailândia em 90

da Sucursal de Brasília

A Conferência Mundial de Educação para Todos reuniu 157 países em Jomtien (Tailândia) em março de 1990. A principal conclusão do encontro foi que o acesso universal à educação e o combate ao analfabetismo deveriam se tornar prioridade internacional nos próximos dez anos.
Patrocinada por agências como Unicef e Unesco, o objetivo da conferência era eliminar a degradação dos serviços educacionais observada ao longo dos anos 80.
Segundo a Unesco, à época, mais de 100 milhões de crianças (60% delas meninas) não tinham acesso ao ensino primário e mais de 960 milhões de adultos eram analfabetos.
Ao fim do encontro, os países participantes assinaram documento em que se comprometiam a desenvolver ações para atingir seis metas até 2000 (veja quadro).
Em 93, os nove países em desenvolvimento mais populosos do mundo (Brasil, Bangladesh, China, Egito, Índia, Indonésia, México, Nigéria e Paquistão) se reuniram em Nova Déli (Índia) para estabelecer um plano específico que os ajudasse a cumprir as metas de Jomtien.


Texto Anterior: Brasil cumpre apenas duas metas básicas da década
Próximo Texto: Número de mortes por Aids cai, mas doença dobra entre mulheres
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.