São Paulo, Sábado, 11 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hackers furtaram R$ 50 mil

free-lance para a Folha Campinas

A Polícia Civil de Americana (133 km de São Paulo) investiga a ação de hackers -invasores de computadores- que teriam furtado R$ 50 mil de duas contas correntes do banco Itaú de Americana via Internet.
Os policiais desconfiam que os responsáveis pelas contas podem até não ser da cidade, porque depois dos furtos o dinheiro foi transferido para contas de agências da CEF (Caixa Econômica Federal) em cidades do Nordeste.
Segundo a polícia, os dois clientes, cujos nomes não foram divulgados, disseram em depoimento que utilizam o sistema on line oferecido pelo banco na Internet.
Segundo o delegado titular do 1º DP de Americana, Roberto Daher, o gerente da agência de Americana, cujo nome também não foi divulgado, já foi convocado para prestar depoimento.
A diretoria do Itaú foi acionada por meio de ofício a fornecer informações de como hackers poderiam furtar clientes do banco via computador.
O banco Itaú, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que não vai comentar o caso. Segundo o banco, os dois clientes serão consultados pela entidade financeira. O banco não informou sobre um possível ressarcimento.
A Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos) disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que cabe aos bancos investir em tecnologias para evitar furtos via Internet e orientá-los sobre casos de hackers.


Texto Anterior: Polícia apura clonagem de cartão em SP
Próximo Texto: Três homens são mortos em chacina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.