São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URBANISMO

Intenção é unir estética e viabilidade econômica

Concurso vai definir a reforma do complexo esportivo do Ibirapuera

SÉRGIO DURAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador Geraldo Alckmin lança hoje à tarde uma concorrência nacional de projetos de arquitetura para modernizar o Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, conhecido como Ibirapuera. O governo negocia com investidores para financiar as obras futuras desde o semestre passado.
Um dos parâmetros oferecidos à comissão que analisará as propostas é o MCI Center, de Washington (EUA). O arquiteto vencedor será aquele que conseguir unir estética e viabilidade econômica, o que inclui projetar espaços publicitários e um minishopping dentro do local.
O concurso tem como consultor o arquiteto Eduardo de Castro Mello, filho de Ícaro de Castro Mello, falecido, autor do projeto original do complexo, de 1957.
Com isso, o governo do Estado pretende tirar o Ibirapuera do vermelho. Apesar de ser aberto à locação e de sediar eventos da Rede Globo, o centro precisa de dinheiro público para pagar o salário de cerca de 200 funcionários.
Construído em um terreno de 96 mil m2, o complexo é formado pelos ginásios Geraldo José de Almeida (o Ibirapuera) e Mauro Pinheiro, pelo estádio Ícaro de Castro Mello e pelo conjunto aquático Caio Pompeu de Toledo.
O governo dividiu o complexo em várias partes e negocia cotas de parceria para cada uma. A BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) foi a única a assinar contrato até o momento.
O orçamento das obras será anunciado só depois de escolhido o projeto vencedor do concurso, o que será feito em maio.


Texto Anterior: Habitação: Alckmin vai remover sem-tetos em 4 meses
Próximo Texto: Tragédia: Mortes em Angra dos Reis sobem para 37
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.