São Paulo, sábado, 11 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Óleo de tanque vaza para a Billings

DA REPORTAGEM LOCAL

O vazamento de óleo que atingiu a represa Billings na noite de anteontem foi provocado pelo transbordamento de um tanque subterrâneo em um terreno desocupado. O tanque, cuja abertura superior fica no nível do solo, estava sem a tampa. Com a chuva, encheu de água e o óleo vazou.
Segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), o vazamento não prejudicará o fornecimento de água. A Billings é responsável pelo abastecimento de 1,2 milhão de moradores do ABC. A Cetesb informa que a mancha é de cerca de 400 metros por três metros, mas não precisou o volume de óleo que vazou, mas afirmou ser inferior a 500 litros. A limpeza deve ser concluída amanhã.
Segundo Edson Haddad, do setor de operações de emergência da Cetesb, o terreno é de propriedade privada e não era usado para fins industriais. Para conter o avanço da mancha, foram usadas barreiras de contenção. Cerca de 400 m da margem da represa foram atingidos, mas não houve registro de mortandade de peixes.


Colaborou Rachel Añón, da Agência Folha

Texto Anterior: Ambiente degradado: Plano para salvar água afeta 51 mil famílias
Próximo Texto: Pluralidade sexual: Lei antidiscriminação sexual corre risco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.