São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Em segredo", Suvaco de Cristo reúne 10 mil

Bloco de Carnaval da zona sul do Rio não divulgou horário que sairia para evitar tumulto do ano anterior

ANA CAROLINA FERNANDES
DA SUCURSAL DO RIO

Como se milhares de pessoas pudessem manter um segredo, um dos mais tradicionais blocos de Carnaval da zona sul do Rio, o Suvaco do Cristo, desfilou ontem pela manhã, pela primeira vez em 21 anos de existência, em horário que manteve em sigilo para evitar o excesso de participantes.
Cerca de 10 mil pessoas, segundo a PM, foram às ruas do bairro do Jardim Botânico para o desfile do enredo "O Brasil foi pro Espaço".
Mas poucos sabiam cantar o samba. "Todo mundo esqueceu, já estão todos velhos", ironizou o compositor Jards Macalé, 63, fantasiado de "Mamãe, eu quero".
A porta-bandeira do Suvaco de Cristo, Cynthia Hawlett, advogada e apresentadora de TV, grávida de oito meses do ator Eduardo Moscovis, foi acompanhada pelo médico Sergio D'Agostini, que monitorava a saturação do oxigênio e a freqüência cardíaca por meio de aparelhos.
"Se passar de 150 batimentos por minuto, a porta-bandeira pára", explicava o médico.
"Esta era a idéia original do bloco: a família suvaquense se divertindo. Mas o sucesso é mais difícil de administrar do que o fracasso", afirmou João Aveleira, 53, médico-pediatra e presidente do bloco, lembrando o caos ocorrido no ano passado, quando a Polícia Militar estimou em 50 mil o número de foliões.
O Suvaco de Cristo -assim mesmo, com u- em sua origem chegou a provocar queixas da Igreja Católica no Rio, por causa de seu nome, referência à localização geográfica da rua onde nasceu, bem embaixo de um dos braços da estátua do Cristo Redentor.

Crianças e bebês
Muitas crianças estavam presentes, e até bebês, como Irene Buarque de Holanda Diaz, de apenas um ano, filha dos atores Silvia Buarque e Chico Diaz. Chico, que levou a neta de Chico Buarque, achou melhor deixá-la na pracinha com a babá "devido ao nível etílico".
"Parecia antigamente. Há muitos anos que o Suvaco não estava tão lindo, bem família", afirmou Paula Nazareth, 40, integrante da Velha Guarda.
Depois de três horas e meia, o bloco encerrou o desfile às 13h30 na praça Santos Dumont, na Gávea, debaixo de chuva.


Texto Anterior: Inquérito não indica culpados por caos aéreo
Próximo Texto: Após um mês, vizinho da cratera do metrô não sabe quando volta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.