São Paulo, domingo, 12 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Patente dá direito de 20 anos

da Reportagem Local

A Lei de Patentes, aprovada em 1996, concede ao laboratório o direito de explorar um medicamento com exclusividade por 20 anos. Depois, a fórmula é de domínio público.
Esse prazo começa a contar a partir da descoberta da substância, mas até que o novo medicamento entre no mercado decorrem de 12 a 15 anos.
Por isso, seu preço contém o custo das pesquisas.No entanto, o faturamento de um remédio pode alterar o status de uma empresa.
Fabricado pelo laboratório inglês Glaxo Welcome, o Antak (para úlcera) foi lançado em 1981. Com isso, a empresa saiu de 25º lugar no ranking dos maiores laboratórios do mundo para tornar-se o maior de todos, em 1994.
Nesse período, o remédio foi responsável por 43% da receita do Glaxo. Em julho de 1997, a patente expirou nos Estados Unidos. A estimativa de perda anual de receita é de US$ 1 a US$ 2 bilhões. (GA)


Texto Anterior: Queda de venda acompanha desemprego
Próximo Texto: Falta remédio básico em posto de saúde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.