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Iniciativa "não resolve déficit nos colégios"
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma iniciativa interessante,
mas que não será capaz de solucionar sozinha o déficit de professores nos colégios. Essa é a análise
que especialistas em ensino médio ouvidos pela Folha fazem da
Capemp.
"Nenhum problema educacional será resolvido com medidas
pontuais. É uma ilusão achar que
a formação e a pesquisa resolverão [o déficit]", diz Marcelo Giordan, coordenador, na Sociedade
Brasileira de Química, de um projeto de educação continuada de
professores.
"O professor também precisa de
boas condições de trabalho, como
laboratórios, e de um bom salário.
Sem isso, não haverá procura pela
área", afirma.
Para Deise Miranda Vianna, secretária de ensino da Sociedade
Brasileira de Física, além da criação de vagas em licenciatura, é
preciso criar estratégias para
manter o aluno no curso.
"Existe uma evasão muito grande nos cursos de licenciatura em
todo o país. Como conseqüência,
uma grande parte dos professores
de ensino fundamental não tem
graduação", afirma Vianna. "A
nossa expectativa é que a Capemp
irá melhorar essa situação."
Na opinião de Clarice Sumi Kawasaki, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, é fundamental que a Capemp
privilegie pesquisas voltadas para
os problemas enfrentados pelos
professores no dia-a-dia. "Deve-se ter em vista que aquele pesquisador deve voltar para a sala de
aula. Caso contrário, o projeto será desvirtuado."
(CC)
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