São Paulo, sexta-feira, 12 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iniciativa "não resolve déficit nos colégios"

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma iniciativa interessante, mas que não será capaz de solucionar sozinha o déficit de professores nos colégios. Essa é a análise que especialistas em ensino médio ouvidos pela Folha fazem da Capemp.
"Nenhum problema educacional será resolvido com medidas pontuais. É uma ilusão achar que a formação e a pesquisa resolverão [o déficit]", diz Marcelo Giordan, coordenador, na Sociedade Brasileira de Química, de um projeto de educação continuada de professores.
"O professor também precisa de boas condições de trabalho, como laboratórios, e de um bom salário. Sem isso, não haverá procura pela área", afirma.
Para Deise Miranda Vianna, secretária de ensino da Sociedade Brasileira de Física, além da criação de vagas em licenciatura, é preciso criar estratégias para manter o aluno no curso.
"Existe uma evasão muito grande nos cursos de licenciatura em todo o país. Como conseqüência, uma grande parte dos professores de ensino fundamental não tem graduação", afirma Vianna. "A nossa expectativa é que a Capemp irá melhorar essa situação."
Na opinião de Clarice Sumi Kawasaki, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, é fundamental que a Capemp privilegie pesquisas voltadas para os problemas enfrentados pelos professores no dia-a-dia. "Deve-se ter em vista que aquele pesquisador deve voltar para a sala de aula. Caso contrário, o projeto será desvirtuado." (CC)


Texto Anterior: MEC prepara aperfeiçoamento de professores
Próximo Texto: Rede produz material multimídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.