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Rede produz material multimídia
DA REPORTAGEM LOCAL
Um dos programas mais audaciosos do MEC na corrida à inclusão digital é a Rived (Rede Internacional Virtual de Educação).
Desenvolvida pela Seed (Secretaria de Educação a Distância) e pela Semtec (Secretaria de Educação
Média e Tecnológica), ela envolve
a produção de material pedagógico multimídia, a capacitação de
pessoal e a distribuição dessas informações na rede.
Na primeira fase do projeto, encerrada no final de 2003, um grupo de dez pessoas desenvolveu 20
módulos educacionais (material
didático digital adaptado à grade
curricular) voltados ao ensino das
ciências da natureza e da matemática no ensino médio público.
Segundo Américo Bernardes,
diretor-geral do ProInfo, a partir
deste ano, mais 12 equipes, formadas por alunos e professores
de ensino superior, serão incorporadas à rede, num programa
chamado de fábrica virtual. Eles
ganharão bolsas de estudo.
"Além da produção de módulos
para cobrir todo o currículo do
ensino médio, o intuito é criar nos
licenciandos uma postura ativa,
passando de simples consumidores de tecnologia para assumirem
um papel de criadores."
Ele afirma que o material ficará
disponível a professores de escolas públicas na internet.
Para a educadora Martha Stone
Wiske, da Escola de Graduação
em Educação de Harvard, é fundamental que os objetos de
aprendizagem tenham um objetivo claro para os alunos e que o
professor faça uma avaliação contínua do processo.
Ela participou nesta semana de
um seminário internacional sobre o uso da tecnologia em educação, em São Paulo. "Não adianta
apenas criar objetos de aprendizagem e torná-los disponíveis.
Eles têm de fazer parte do dia-a-dia do aluno e do professor", diz.
Na opinião da professora e consultora Vera Novaes, a utilização
da tecnologia não terá impacto
nas escolas se não houver investimento na capacitação dos professores.
(CC)
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