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Projeto leva interatividade a aulas de física
DA REPORTAGEM LOCAL
Um helicóptero, transportando
uma mala de documentos secretos, atravessa uma turbulência e
tem sua porta aberta. Ao tentar
segurar a mala, o co-piloto se desequilibra e cai de uma altura de
300 metros.
Isso não é uma sinopse de filme.
Trata-se de um roteiro criado por
um grupo de alunos do ensino
médio da escola estadual Prof. Ascendino Reis, no Tatuapé (zona
leste de São Paulo), para ilustrar
um problema de física na área da
cinemática -parte da mecânica
que estuda os movimentos.
O projeto está sendo feito por
meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e
o LabVirt (Laboratório Didático
Virtual), da USP, com o apoio da
iniciativa privada. No ano passado, houve a participação de dez
escolas estaduais. Neste ano, a
idéia é envolver outras cem escolas de ensino médio.
Nas escolas, os alunos criam e
roteirizam situações-problema
que envolvam tópicos curriculares. Na USP, estudantes de várias
faculdades transformam os roteiros em simulações interativas para a internet. O conteúdo é de domínio público.
Segundo Cesar Augusto Amaral
Nunes, coordenador do LabVirt,
a partir deste ano o projeto vai
abranger também química, matemática e biologia. "Os alunos
aprendem colocando a física em
situações do dia-a-dia. Ele são
motivados a pensar e a criar e a
não receber, passivos, as informações do professor", diz.
Roteiros
Na escola estadual Laerte Ramos de Carvalho, em Cidade Dutra, zona sul de São Paulo, os alunos criaram e roteirizaram 26 simulações para as aulas de física,
sendo que oito delas foram divulgadas no site do LabVirt.
Algumas são bem curiosas. Um
grupo de alunos, por exemplo,
mostrou a relação da física com as
crises de epilepsia -causada em
razão de um distúrbio das descargas elétricas no cérebro. Outro
mostrou a energia que é gasta no
deslocamento do metrô entre as
estações Jabaquara e Conceição.
De acordo com a professora de
física Solange Fonseca Santos Andrade, 40, que coordenou o trabalho na escola, além de ser uma ótima estratégia para melhorar o ensino da física, a criação de simulações leva os alunos a circularem
por outras áreas do conhecimento, como a biologia e a língua portuguesa.
(CC)
LabVirt - http://www.labvirt.futuro.usp.br
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