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ADMINISTRAÇÃO
Três em cada quatro paulistanos dizem não reconhecer a área de melhor desempenho do novo prefeito de SP
Início de Serra não teve marca, diz Datafolha
DA REPORTAGEM LOCAL
Três em cada quatro paulistanos entrevistados na semana passada pelo instituto Datafolha dizem não reconhecer a área de melhor desempenho da administração do prefeito de São Paulo, José
Serra (PSDB), que completou
cem dias de governo no domingo.
Dos 1.624 entrevistados, 38% dizem que o tucano não teve um setor que se destacou na avaliação
positiva. E 37% não souberam
responder em qual área o seu desempenho foi melhor.
Pesquisa do Datafolha publicada no domingo apontou Serra como o prefeito com o pior início de
governo desde Jânio Quadros
(1985-1988). O tucano teve um desempenho ruim ou péssimo para
37% dos entrevistados. E 70% dos
paulistanos ouvidos pelo instituto
disseram estar frustrados com o
início de governo.
Quando o Datafolha quis comparar a atual gestão com a da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), a
maioria disse que está tudo igual.
Foi essa a opinião majoritária na
área de lazer e cultura (62%), saúde (64%), educação (65%), trânsito (68%), habitação (76%) e iluminação de vias públicas (76%).
"Falta uma marca ao governo
Serra", diz Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. "Depois
de uma campanha eleitoral com
muitas promessas, o cidadão paulistano cobra respostas para seus
problemas imediatos. Se não vê
soluções de curto prazo, sente-se
frustrado", afirma.
Marta teve um índice de reconhecimento positivo melhor do
que o tucano. Após três meses no
cargo, foi bem avaliada em limpeza e educação e só 28% dos entrevistados diziam não haver um setor de destaque na gestão petista,
contra 38% no caso de Serra, que
foi considerado bom em saúde e
transporte coletivo. Já o índice
dos que não souberam responder
em qual área o desempenho dela
foi melhor do que o de seu antecessor (Celso Pitta) é semelhante
ao de Serra: 36%.
Para José Aníbal, líder do prefeito na Câmara Municipal, a falta de
uma marca pode ser explicada pela verba gasta em comunicação
-que inclui despesas com publicidade. Em três meses de governo, Serra gastou R$ 177,4 mil. Já
Marta, R$ 1,8 milhão no mesmo
período. "Gastamos mais na área
social", defende Aníbal.
José Américo Dias, que foi secretário de Comunicação de Marta, diz que o PSDB superestima o
poder da comunicação. "Marta
gastou mais em divulgação porque tinha projetos importantes."
Apesar de a maioria dos entrevistados dizer que os serviços essenciais da cidade continuam
iguais, a petista leva a melhor numa comparação direta com Serra.
Em saúde, 21% dos entrevistados
acham que o setor piorou -10%
deles disseram que melhorou. Em
educação, 20% acham que piorou
-9%, que melhorou. A situação
do trânsito piorou para 23% e melhorou para 6%. A conservação
do asfalto piorou para 23% e melhorou para 9%.
Dos nove itens avaliados, Serra
só leva vantagem na coleta de lixo
domiciliar: 13% dizem que melhorou, e 10%, que piorou.
(FABIO SCHIVARTCHE)
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