São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 2005

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ADMINISTRAÇÃO

Três em cada quatro paulistanos dizem não reconhecer a área de melhor desempenho do novo prefeito de SP

Início de Serra não teve marca, diz Datafolha

DA REPORTAGEM LOCAL

Três em cada quatro paulistanos entrevistados na semana passada pelo instituto Datafolha dizem não reconhecer a área de melhor desempenho da administração do prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), que completou cem dias de governo no domingo.
Dos 1.624 entrevistados, 38% dizem que o tucano não teve um setor que se destacou na avaliação positiva. E 37% não souberam responder em qual área o seu desempenho foi melhor.
Pesquisa do Datafolha publicada no domingo apontou Serra como o prefeito com o pior início de governo desde Jânio Quadros (1985-1988). O tucano teve um desempenho ruim ou péssimo para 37% dos entrevistados. E 70% dos paulistanos ouvidos pelo instituto disseram estar frustrados com o início de governo.
Quando o Datafolha quis comparar a atual gestão com a da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), a maioria disse que está tudo igual. Foi essa a opinião majoritária na área de lazer e cultura (62%), saúde (64%), educação (65%), trânsito (68%), habitação (76%) e iluminação de vias públicas (76%).
"Falta uma marca ao governo Serra", diz Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. "Depois de uma campanha eleitoral com muitas promessas, o cidadão paulistano cobra respostas para seus problemas imediatos. Se não vê soluções de curto prazo, sente-se frustrado", afirma.
Marta teve um índice de reconhecimento positivo melhor do que o tucano. Após três meses no cargo, foi bem avaliada em limpeza e educação e só 28% dos entrevistados diziam não haver um setor de destaque na gestão petista, contra 38% no caso de Serra, que foi considerado bom em saúde e transporte coletivo. Já o índice dos que não souberam responder em qual área o desempenho dela foi melhor do que o de seu antecessor (Celso Pitta) é semelhante ao de Serra: 36%.
Para José Aníbal, líder do prefeito na Câmara Municipal, a falta de uma marca pode ser explicada pela verba gasta em comunicação -que inclui despesas com publicidade. Em três meses de governo, Serra gastou R$ 177,4 mil. Já Marta, R$ 1,8 milhão no mesmo período. "Gastamos mais na área social", defende Aníbal.
José Américo Dias, que foi secretário de Comunicação de Marta, diz que o PSDB superestima o poder da comunicação. "Marta gastou mais em divulgação porque tinha projetos importantes."
Apesar de a maioria dos entrevistados dizer que os serviços essenciais da cidade continuam iguais, a petista leva a melhor numa comparação direta com Serra. Em saúde, 21% dos entrevistados acham que o setor piorou -10% deles disseram que melhorou. Em educação, 20% acham que piorou -9%, que melhorou. A situação do trânsito piorou para 23% e melhorou para 6%. A conservação do asfalto piorou para 23% e melhorou para 9%.
Dos nove itens avaliados, Serra só leva vantagem na coleta de lixo domiciliar: 13% dizem que melhorou, e 10%, que piorou. (FABIO SCHIVARTCHE)

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