São Paulo, domingo, 12 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEPOIMENTO

"Meu filho não precisava passar por aquilo"

"Quando o Pedro nasceu eu estava começando a fazer carreira como cantora e meu casamento estava ótimo. Parei de cantar profissionalmente e me separei quando o Pedro tinha um ano e três meses.
Após a separação fiquei na seguinte situação: como cantora tinha renda incerta, mas, com o bebê, as dívidas eram "certas". Então fui procurar emprego de vendedora. As coisas ficaram mais difíceis quando fui trabalhar numa revista que faliu. Pensei: o Pedro não precisa passar por isso. Decidi levá-lo para morar com o pai.
Quando estava encaixotando as coisas dele, havia objetos que eu não sabia se eram meus ou dele. Percebi como estávamos misturados. Esse foi o momento mais difícil da minha vida.
Já estava desempregada há três meses quando fui trabalhar num grande escritório de advocacia. Já com o primeiro salário comecei a pagar uma pensão para ajudar o pai do Pedro a sustentá-lo. Falei para o Pedro voltar para casa, mas ele não quis. Foi um choque.
Comecei a fazer faculdade à noite. Nessa época, o Pedro passava os finais de semana comigo. Quando ele não vinha era um drama pra mim. Até que chegou uma hora em que tive de cortar o cordão umbilical: aprendi a dizer não ao Pedro. No começo eu pensava: será que estou rejeitando meu filho? Tudo me dava culpa.
Há dois anos, o Pedro me pediu para voltar para casa. Expliquei a ele que seria melhor ele voltar só quando eu terminasse de estudar. No fim deste ano eu me formo como tradutora e meu filho volta.
O Pedro ficou muito maduro. Ele é carinhoso e afetuoso. Também aprendemos a respeitá-lo. Mães não exercem autoridade sobre os filhos por uma questão de hierarquia. É preciso negociar e conquistar os filhos diariamente."


Anamaria Leme, 38, secretária-executiva, separada, mãe de Pedro


Texto Anterior: Depoimento: "Os meninos têm medo de que eu não volte"
Próximo Texto: Terapia ajuda a superar sofrimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.