São Paulo, domingo, 12 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO - JULIO ABRAMCZYK

ANFETAMINAS

Uso na estrada pode provocar acidentes

O horário irregular de trabalho é uma das principais causas do consumo de estimulantes (anfetaminas, que são encontradas em medicamentos para emagrecer) por motoristas de caminhão entre 30 e 40 anos de idade e também um fator de risco para acidentes rodoviários, segundo pesquisa realizada por equipe da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo).
Claudia Moreno, Maria Fernanda Cristofoletti e Iara Pasqua observaram ainda que motoristas, para afastar o sono, consomem café, guaraná em pó e pinga.

CÂNCER

Incidência aumenta em São Paulo
O câncer já ocupa no Estado de São Paulo o segundo lugar como causa de mortes, segundo o estudo "Mortalidade por Câncer no Estado de São Paulo, 1988-1998", publicado pela Fundação Oncocentro de São Paulo.
Os cinco órgãos mais afetados pelo câncer, entre os homens, são os pulmões, o estômago, a próstata, o cólon/reto e o esôfago.
Nas mulheres, os mais afetados são a mama, o cólon/reto, os pulmões, o estômago e o colo do útero. A pesquisa foi baseada em dados da Fundação Seade.

PROGRAMAS

Médicos analisam relação custo-benefício
Os programas de saúde sob o aspecto econômico serão abordados amanhã pelos professores Michael Drummond e Bernie O'Brien a partir das 8h30, na Escola Paulista de Medicina, no 1º Simpósio Internacional em Economia da Saúde (Farmacoeconomia).

DIABETES

Portadores querem isenção de imposto
No Dia Mundial do Diabetes, que será na próxima terça-feira, a Associação de Diabetes Juvenil promove às 14h30, na Assembléia Legislativa de São Paulo, mobilização visando a votação do projeto de lei que retira o ICMS de produtos e medicamentos para diabéticos.

GERIATRIA

Livro estuda a saúde mental dos idosos
A Editora Atheneu (tel. 0800-267753) acaba de lançar "Neuropsiquiatria Geriátrica", que demonstra estudos de problemas de saúde mental dos idosos nos 61 capítulos redigidos por 80 especialistas e coordenados pelos médicos Orestes Vicente Forlenza e Paulo Caramelli.

PEDIATRIA

Obra aborda problemas de crianças
Os problemas mais frequentes de saúde das crianças e temas sobre adolescência foram atualizados na 4ª edição de "Pediatria em Consultório" pelos médicos do ambulatório do Instituto da Criança do HC. A publicação é da Sarvier Editora (tel.: 0/xx/11/5571-3439).
E-mail - julio@uol.com.br



Texto Anterior: Hormônio é para usos específicos
Próximo Texto: Sexo: Extensor de pênis é avaliado por médicos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.