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entrevista
Psicóloga apoia novo perfil de uso da internet
DA REPORTAGEM LOCAL
A internet agora aproxima as pessoas, afirma a
psicóloga Luciana Ruffo,
sobre o novo perfil de utilização da tecnologia.
Segundo o IBGE, a comunicação passou a educação no uso da rede. Integrante do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP,
Ruffo vê a mudança como
positiva.
(FÁBIO TAKAHASHI)
FOLHA - Como a sra. avalia a
mudança no uso da internet?
LUCIANA RUFFO - É um resultado esperado. Hoje
mais pessoas têm banda
larga, é mais fácil ficar
online, conversando. Há
uns dois anos, as pessoas
não acessavam a internet
com tanta frequência.
FOLHA - E por que caiu o uso
da internet para educação?
RUFFO - Depende de como
se faz a pergunta na pesquisa. A comunicação hoje
é mais forte, não que as
pessoas tenham deixado
de pesquisar na internet.
Por exemplo: quase toda
a pesquisa da escola é feita
na internet, não em livros.
Há algum tempo, a internet era vista apenas como fonte de saber. O enfoque hoje passou mais ao
lazer do que ao estudo.
FOLHA - Isso é positivo?
RUFFO - Sim. A internet
não deixa de ser uma ferramenta de pesquisa e incorpora outras coisas. As
pessoas mais comuns estão descobrindo agora as
graças que a internet tem.
É uma forma de entretenimento, com participação do usuário. Diferente
da televisão em que o expectador é passivo.
Você se sente mais próximo das pessoas. Hoje as
cidades cresceram muito,
a vida é cada vez mais corrida. A internet facilita a
conversa com os amigos.
FOLHA - A internet é um bom
meio de se educar?
RUFFO - Sim, só precisa ter
cuidado onde pesquisar.
Há remédio caseiro para
tudo na rede, não necessariamente eles funcionam.
FOLHA - Pesquisas apontam
que a presença da internet na
escola diminui o desempenho
dos alunos. A sra. concorda?
RUFFO - Tudo que é novidade desperta interesse
grande e tira a atenção de
outras atividades, principalmente de crianças e
adolescentes. Se você deixar o jovem no MSN durante a aula, acabou a aula.
Com o tempo, a tendência
é diminuir a dispersão. A
novidade passa e você passa a acessar de forma mais
moderada e racional.
E precisa analisar que tipo de acesso é liberado.
Para pesquisa, ok. Liberar
totalmente, talvez só para
faculdade, e olhe lá.
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