São Paulo, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo anuncia pacote para cheias

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo federal divulga hoje uma espécie de "pacote" de ações destinadas a regiões afetadas pelas enchentes.
O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, se reúne às 11h30 no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar o conjunto das novas medidas de auxílio a essas áreas.
Segundo o porta-voz da Presidência da República, André Singer, o presidente Lula reiterou que "não faltará recursos para essas ações", mas não falou em valores.
Em reunião anteontem, também no Planalto, o governo informou que pretende priorizar a liberação de emendas parlamentares para a reconstrução de casas destruídas pelas enchentes. Para isso, estima que haja R$ 300 milhões em emendas.
A proposta, porém, foi mal recebida por representantes da bancada do Nordeste, região mais atingida pelas chuvas. Os parlamentares reclamaram que as medidas anunciadas pelo governo não são aplicáveis à região.
Eles também criticaram outra idéia aventada pelo governo, que pretende liberar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para as vítimas de enchentes -que, na verdade, já foi descartada por ser quase impraticável.
"No Nordeste ninguém tem FGTS. Essa medida só faz sentido se for uma cheia do mar, porque na beira-mar moram os ricos", disse anteontem o senador paraibano Ney Suassuna (PMDB).


Texto Anterior: 580 ruas podem ser isentas de IPTU
Próximo Texto: EUA pretendem enviar ajuda a 3 Estados afetados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.