São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa reafirma que poluentes não deixaram unidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de a presença de contaminantes nas águas subterrâneas da área residencial da Vila Carioca estar atestada em relatório da Geoclock, a Shell continua sustentando que a poluição ficou restrita à sua unidade.
"Foram feitas análises de solos em alguns pontos fora da base e nada foi detectado. Os resultados permitiram concluir que as borras ficaram restritas ao local", diz a empresa em resposta a pergunta enviada por e-mail, questionando sobre a contaminação da água, não do solo, e deixando claro que os dados eram "oficiais".
A Shell também não confirma ter enterrado borras de drins na antiga área social da unidade, apesar de dizer que "lá foram encontradas borras oleosas, isoladas do contato humano e que não atingiram o lençol freático".
Por entender que não há risco para a população, a Shell reitera que não pretende fazer exames de saúde e sustenta que vem agindo "de forma clara, transparente e responsável tanto frente às autoridades, como frente à mídia e à comunidade".
Não é o que dizem os moradores. Segundo eles, a empresa não os procurou para esclarecer o problema. A Shell também não foi à reunião convocada na semana passada pela comunidade. Alegou que sabia do encontro, mas não havia sido formalmente convidada.
O dado sobre as concentrações dos poluentes encontrados na base da Vila Carioca havia sido requisitado pela Folha à empresa no dia 23 de abril, mas nunca foi informado pela Shell.
A empresa diz, porém, que os trabalhos de descontaminação da área já estão sendo concluídos, com o "rastreamento mais detalhado de todos os locais, para verificar se, efetivamente, tudo já foi removido e para que se possa iniciar a impermeabilização da área".(MV)


Texto Anterior: Ambiente: Contaminação extrapola limites da Shell
Próximo Texto: Cetesb quer análise detalhada do bairro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.