São Paulo, Domingo, 13 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Exame Nacional de Cursos será aplicado a alunos de 13 cursos universitários
Provão avalia hoje 170 mil estudantes
em todo o país

MARTA AVANCINI
da Reportagem Local

O número de alunos inscritos em cinco dos dez cursos que já foram avaliados pelo Exame Nacional de Cursos diminuiu. Hoje, formandos de 13 cursos de graduação vão ser submetidos à avaliação. Desse total, dez já foram avaliados no ano passado. Entre eles, cinco têm menos inscritos do que em 98. São eles: direito, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia química e odontologia. Os outros tiveram aumento dos inscritos. Além dos dez cursos já avaliados, neste ano, outros três foram incluídos: economia, engenharia mecânica e medicina (veja quadro). A maior redução ocorreu em engenharia elétrica -4,4% (eram 4.636 inscritos em 98, contra 4.848 em 99). A menor queda foi verificada em engenharia química, 0,1%, que conta com 1.559 alunos. Apesar da queda no número de inscritos em alguns cursos, o número global aumentou: são 170.253 estudantes que devem concluir um dos 13 cursos avaliados em 99. No ano passado foram 142.087. Todos os possíveis formandos dos cursos avaliados são obrigados a fazer a prova, caso contrário não poderão retirar o diploma registrado.
Operação de guerra
O provão vai ser realizado em 415 municípios brasileiros, a partir das 13h. As provas foram elaboradas e serão aplicadas por duas fundações, a Carlos Chagas e a Cesgranrio. Elas trabalham sob a coordenação de técnicos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão ligado ao Ministério da Educação responsável pelo exame. Os graduandos serão distribuídos em 6.153 salas em 784 locais, em geral escolas públicas. Estão envolvidas na aplicação das provas cerca de 16 mil pessoas, das quais 14 mil são fiscais. Também foram credenciados 670 observadores externos, ligados a entidades representativas da sociedade, para acompanhar o processo todo.
Locais
Os alunos que vão fazer o Exame Nacional de Cursos já devem ter recebido em casa um cartão com o local da prova. Quem não recebeu e tem acesso à Internet pode consultar o site do Inep, onde todos os locais estão identificados. O endereço eletrônico é http:// www. inep.gov.br. Outro meio de confirmar o local da prova é o serviço "Fala Brasil!", do MEC, cujo número é: 0800-616161. Em último caso, o aluno pode procurar o coordenador de seu curso, que é o responsável por enviar os nomes dos formandos ao Inep. Os estudantes devem chegar aos locais de prova às 12h15 para assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, como entregar a ficha de respostas do questionário-pesquisa que será usado para traçar o perfil socioeconômico dos alunos. Diferentemente do que ocorreu nos anos anteriores, em 99 os alunos estão liberados da exigência de deixar suas impressões digitais na lista de presença. A decisão foi tomada pelo MEC, atendendo a uma liminar deferida no Rio Grande do Sul. Mas os alunos têm de apresentar a carteira de identidade.
Provas
Em linhas gerais, as provas dos cursos que já foram avaliados serão semelhantes às dos anos anteriores, com exceção de jornalismo e direito, que fizeram algumas alterações. Os novos cursos, com exceção de engenharia mecânica, terão questões de múltipla escolha e discursivas. As diretrizes das provas também estão disponíveis na Internet.






Texto Anterior: Pamela lamenta fim da CPI e quer ser vereadora
Próximo Texto: Estudantes do Rio planejam protesto contra exame
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.