São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegado diz que reformou DP

DA REPORTAGEM LOCAL

Duas semanas após a visita do representante da ONU, a carceragem do 2º DP (Bom Retiro) já estava "em boas condições", segundo o delegado titular, Wilson Roberto Zampieri. "Ela foi reformada. Coloquei grades, consertei os sistemas elétrico e hidráulico. Terminei tudo no último final de semana. Antes, não havia nem mesmo descarga. Agora, só falta a pintura."
Zampieri, que assumiu a delegacia no início de agosto, garante que as obras começaram antes da visita de Nigel Rodley.
Ele admite que as instalações, destruídas durante uma rebelião, em 1999, "não eram das melhores", mas nega a existência de condições subumanas. "A carceragem é grande. Fica apertado, mas não é pior do que em outros distritos", afirma.
A explicação dada pelo delegado para a surpresa de Rodley é a seguinte: "Não havia grades. Por isso, os presos ficavam soltos no pátio. Cada um dormia onde queria, não havia organização. Alguns nem urinavam no banheiro, deixando aquele cheiro. Hoje, eles cuidam do xadrez, pois sabem que vão dormir lá".
Depois da rebelião do ano passado, as celas do 2º DP passaram a abrigar presos em trânsito, que participam de audiências no Fórum Criminal. "Eles só passam uma noite aqui. Não vou dizer que se pode deitar à vontade, mas dá para dormir bem."
Esses presos chegam às 12h e saem às 8h do dia seguinte. Às sextas, sábados e domingo, a carceragem costuma ficar vazia.
No local, são sete celas, uma delas para os jurados de morte. "No total, não ficam mais que 200", afirma Zampieri. Segundo ele, se os presos fossem ficar por muito tempo, como em outros distritos, "daria para colocar até uns 120".
Segundo o Carlos Cardoso, assessor de Direitos Humanos da Procuradoria Geral de Justiça, essa situação se repete em outras delegacias. "Se ele visitar outras, pode encontrar a mesma coisa." Para ele, a reforma do 2º DP "não resolve problemas sistêmicos". (ALENCAR IZIDORO)


Texto Anterior: Direitos humanos: Falta determinação contra tortura, diz ONU
Próximo Texto: Para secretária, governo federal só pode dar verba para Estados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.