São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Jornais americanos noticiam em sites fim do motim de presos de Bangu 1

DA REDAÇÃO

Os principais jornais norte-americanos publicaram nos seus sites a notícia do fim da rebelião em Bangu 1.
Os diários "Washington Post", "The New York Times" e "The Wall Street Journal", assim como o canal de TV a cabo CNN, noticiaram a rendição dos presos rebelados na seção de últimas notícias pela manhã, logo após o término do motim. Já o texto no site da BBC destacou a morte de quatro detentos.
Além da notícia do fim do motim, com a liberação dos reféns ilesos e a entrega de armas de fogo, a reportagem da agência Associated Press destaca o confronto ocorrido entre traficantes.

"Seaside Freddy"
Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar ("Seaside Freddy" na verão em inglês), um dos líderes da rebelião, foi citado no texto, que lembrou sua prisão na selva da Colômbia, no ano passado, onde fornecia a guerrilheiros armas em troca de cocaína, que ele vendia no Brasil.
"O Comando Vermelho, de Beira-Mar, atacou líderes do rival Terceiro Comando", explica o texto.
"O objetivo não era a fuga. Era unificar a liderança [dos traficantes de drogas]", afirmou o secretário da Segurança Pública do Rio, Roberto Aguiar, no texto. "Todos que se opunham [a isso] foram eliminados."
Em junho, promotores apresentaram fitas com gravações de conversas por telefone, nas quais Fernandinho Beira-Mar negociava a aquisição de um míssil antiaéreo Stinger de dentro da prisão, relata o texto.

Rebeliões frequentes
A reportagem da agência conclui com a observação de que rebeliões em presídios são frequentes no país e geralmente são causadas por baixas condições de vida e superlotação.
Mas o complexo de Bangu seria uma exceção e o número de prisioneiros não excedia a capacidade, segundo o texto.


Texto Anterior: Transferência é vista como paliativo
Próximo Texto: Tráfico impõe luto de 3 dias, dizem lojistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.