São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisadores ouviram 378,8 mil pessoas em 2001

DA SUCURSAL DO RIO

A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) é realizada anualmente e avalia aspectos econômicos, sociais e demográficos da população, como rendimento, ocupação, educação e movimentos migratórios.
Em 1994, por falta de verba, e em 1991 e 2000, por causa da realização do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Pnad não foi feita.
Como o próprio nome diz, essa pesquisa é realizada a partir de uma amostra dos domicílios brasileiros. Essa é a principal diferença da Pnad para o Censo, cuja base é a totalidade da população. Para a pesquisa divulgada ontem, foram ouvidas 378.837 pessoas em 126.858 domicílios.
Como o Censo é mais abrangente que a Pnad, permite analisar temas variados como religião e deficiência física e chegar a cruzamentos que possibilitam obter dados de municípios e bairros.
O Censo é realizado apenas de dez em dez anos -no intervalo entre um e outro, a Pnad é a principal referência estatística.
Os resultados do Censo de 2000 estão sendo divulgados aos poucos, à medida que o IBGE finaliza novos cruzamentos. Os da Pnad costumam ser divulgados sempre no ano seguinte ao da realização do levantamento.


Texto Anterior: "Aceitaria qualquer coisa", diz administradora
Próximo Texto: Violência: Em nota, ONG pede "isenção" em inquérito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.