São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proporção de grávidas jovens cresce no país

DA SUCURSAL DO RIO

Um em cada cinco bebês nasceu de mãe adolescente, com idade entre 15 e 19 anos, em 2002. A porcentagem, que hoje é de 20%, era de 15,3% em 1991. Esse aumento na proporção de jovens grávidas em relação ao total de gestantes aconteceu no mesmo período em que o país teve uma queda na taxa de fecundidade.
A explicação para a tendência de aumento da proporção de mães jovens é que a redução da fecundidade da brasileira não está acontecendo entre as adolescentes, grupo em que a probabilidade de uma gravidez de risco ou indesejada é maior.
Enquanto a taxa de fecundidade das mulheres com mais de 20 anos caiu na década passada, a taxa entre as adolescentes ficou praticamente estável. Assim, as mulheres de 15 a 19 anos passaram a ter mais peso no total de bebês nascidos em 2002 do que em 1991.
O problema da gravidez precoce é maior na região Norte, onde ficam os quatro Estados com maiores taxas (Tocantins, Acre, Rondônia e Pará).


Texto Anterior: 50% dos bebês morrem com até seis dias
Próximo Texto: Jovens mães: Especialista aponta necessidade de ação multidisciplinar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.