São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Financial Times - de Londres

Proposta de cercar favelas é destaque

REINO UNIDO - O jornal inglês especializado em finanças e economia publicou no seu site anteontem texto do correspondente Raymond Colitt sobre o plano (já abandonado) do governo fluminense de cercar as favelas da capital para conter a criminalidade.
"A cerca não irá pôr um fim à violência [nas favelas], mas, se não contivermos, destruirá a floresta [do entorno], a economia do Rio de Janeiro e as vidas dos moradores da cidade", disse o vice-governador, Luiz Paulo Conde, segundo o "Financial Times".
"A proposta veio após outra onda de violência no feriado de Páscoa, que fechou o comércio. (...) O episódio ilustra não apenas o poder dos traficantes de drogas, mas a ineficácia da polícia. Câmeras de TV escondidas filmaram policiais e guardas de prisão ignorando o tráfico e até recebendo suborno", diz a reportagem. "Partes da Rocinha no fim de semana pareciam um campo de batalha."
O texto termina com as afirmações do secretário Luiz Paulo Conde de que o muro de três metros de altura não iria segregar a população das favelas e de que o governo financiaria projetos de infra-estrutura.

"NY Times"
O diário nova-iorquino trouxe em edição impressa uma nota sobre confrontos de traficantes por pontos-de-venda de droga que aterrorizaram favelas no Rio, destacando a ocupação policial dos morros e morte de dois suspeitos.


Texto Anterior: Dos 16 detidos na Rocinha, só 1 segue preso
Próximo Texto: Morador evita celebridade da crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.