São Paulo, sábado, 14 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rotina estressante pode levar a esquecimento, dizem psicólogos

ESTÊVÃO BERTONI
ALEXANDRE NOBESCHI
DA REDAÇÃO

JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Uma rotina estressante e robotizada e a adaptação dos homens à divisão das tarefas domésticas são apontadas por psicólogos como problemas que podem levar a casos como o de Gustavo, que morreu anteontem após ser esquecido pelo pai dentro do carro.
O biólogo Ricardo César Garcia, 31, pai da criança, disse que a quebra da rotina -por ter entrado em férias- o fez esquecer de retirar o bebê do veículo.
"As pessoas passam o dia inteiro fazendo coisas mecanicamente, então qualquer fato que foge à rotina pode levar a pessoa a um esquecimento", diz a psicóloga e terapeuta familiar Verônica Cezar-Ferreira.
A adaptação do homem às mudanças na distribuição das tarefas domésticas também está relacionada ao esquecimento. Segundo o psicólogo Manoel Antônio dos Santos, professor da USP de Ribeirão Preto, houve mudança na distribuição das tarefas com o ingresso da mulher no mercado de trabalho. "O homem está se adaptando à tarefa de cuidar de crianças pequenas, o que antes era sempre papel das mães, babás ou avós."
Para Eduardo Ferreira dos Santos, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, pais como o do garoto Gustavo acabam convivendo com uma culpa irreversível. "Esse pai terá uma perda dupla. A perda da criança e a da crença em si mesmo."
Segundo o titular de neurologia da Unisa (Universidade de Santo Amaro), Rodrigo Shultz, a morte da criança esquecida no carro não é um acidente comum. "Como dependia só do pai, ele vai ficar se culpando."
A terapeuta Cezar-Ferreira afirma que é fundamental que esses pais passem por uma terapia para reestruturar a unidade familiar. "É importante que esse homem trabalhe a culpa de ter esquecido a criança, e a mulher saiba controlar uma possível raiva."


Texto Anterior: Gustavo nasceu prematuro e com saúde frágil
Próximo Texto: Filha ajudou casal a superar drama idêntico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.