São Paulo, segunda-feira, 14 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modalidade de negócio funciona como uma loteria

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Procon/SP informa que título de capitalização não é um investimento nem uma modalidade de compra e venda de bens.
Trata-se de uma espécie de loteria. O consumidor adquire um plano, pelo qual paga uma quantia de uma só vez ou em parcelas mensais por um determinado período, ao longo do qual ele participa de sorteios.
Quando o titular resolve desistir antes do prazo determinado, a devolução é sempre parcial. Quanto menos parcelas pagas, menor será o valor da restituição.
Para evitar problemas, o consumidor deve ler atentamente o contrato antes de se decidir pela compra. Não deve aceitar nunca que o vendedor mande as condições gerais do contrato após a assinatura da proposta.
Caso tenha dificuldades para interpretar as cláusulas contratuais, pode consultar o Procon para esclarecer suas dúvidas.
Feito o negócio, folhetos de propaganda, anúncios de jornal e demais materiais de marketing devem ser guardados. Como as informações publicitárias integram o contrato, esse material serve para municiar o consumidor em eventuais reclamações ou ações judiciais.


Texto Anterior: Consumo - Capitalização: Empresa anuncia carro para vender título
Próximo Texto: Outro lado: Sul América afirma que cumpriu o que estava previsto no contrato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.