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URBANISMO
Órgão admite que vias no entorno deverão ficar sobrecarregadas no início, mas diz que problema será temporário
Para CET, ruas próximas serão afetadas
DA REPORTAGEM LOCAL
A CET admite que, em um primeiro momento, as mudanças na
Rebouças devem afetar o trânsito
nas ruas das regiões próximas à
avenida. A falta de um estudo sobre esse impacto é uma das principais críticas dos moradores.
"Pode até ocorrer um carregamento eventual de algumas ruas
no entorno, mas a gente acha que
isso é temporário e depois esses
veículos retornarão à Rebouças,
porque haverá uma melhoria para o motorista", afirmou ontem
Francisco Macena, o presidente
da CET (Companhia de Engenharia do Tráfego).
Além da falta de estudo sobre o
impacto provocado no trânsito, a
Associação Rebouças Viva, que
reúne moradores e comerciantes
da região, afirma que também
não foi feito nenhum levantamento do impacto ambiental causado pelas mudanças.
Segundo a presidente da Rebouças Viva, Fernanda Bandeira
de Mello, a própria CET admite
que haverá 1.200 carros a menos
por hora na avenida, mas não
existem estudos sobre o "transtorno" no trânsito da região nem
sobre a poluição, do ar e visual. A
avenida recebe hoje cerca de 100
mil veículos por dia.
Ela afirma que "um projeto dessa dimensão [da Vila Sônia ao
centro de SP] precisa de estudos,
que não estão prontos".
Outro argumento é o de que a
atual mudança se baseia numa
projeção para apenas três anos,
sem uma perspectiva de médio
prazo. "A razão do receio é que os
estudos têm um horizonte curto."
Para ela, o essencial é um plano
mais detalhado: "Não queremos
polemizar nada que não seja necessário, mas é necessária uma
análise técnica".
Na apresentação do projeto ontem, a subprefeita de Pinheiros,
Beatriz Pardi, disse que houve
cinco audiências públicas, com
debates detalhistas. "A discussão
foi feita exaustivamente com
aqueles que se interessaram em
discutir", afirmou Pardi.
Elefante branco
A prefeita Marta Suplicy (PT)
afirmou, também na apresentação de ontem, que o estudo para a
implementação do projeto foi feito por técnicos da CET, "a partir
de uma constatação de que a Rebouças estava virando uma avenida muito feia e degradada". Para a
petista, "não demoraria muito para que a gente tivesse um outro
elefante branco na cidade".
Bandeira de Mello rebate e afirma que "a avenida Rebouças já
vem se reinventando há mais de
dois anos, e não é por causa da
prefeitura". Ela dá como exemplo
alguns prédios que foram revitalizados, sem nenhum tipo de incentivo por parte da administração municipal.
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