|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Continuidade preocupa Estados
EDUARDO DE OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA
Apesar de encararem como factíveis as metas de alfabetização
determinadas pelo governo federal no programa Brasil Alfabetizado, duas secretarias estaduais demonstraram preocupação quanto
à capacidade da estrutura públicas de dar continuidade à vida escolar dos alfabetizados.
Instituição conveniada ao programa do governo federal, a Secretaria da Educação da Paraíba
tem por meta alfabetizar 35 mil
pessoas até o final do ano.
A subsecretária da Educação do
Estado da Paraíba, Verônica Bezerra de Araújo Galvão, declarou
que a meta será alcançada dentro
do prazo estabelecido.
Questionada pela reportagem,
ela disse que o problema será como dar continuidade aos estudos
desses novos alunos, pois o Estado, atualmente, não possui estrutura física nem pedagógica para
absorver a nova demanda.
"Esse é justamente o nosso esforço agora. A secretaria hoje está
plenamente mobilizada para dar
condições para que esse aluno
não seja apenas de alfabetização,
mas que participe de um programa de alfabetização de fato", declarou a subsecretária.
Da mesma forma, o secretário
da Educação de Pernambuco,
Mozart Nunes Ramos, acredita
que a meta será cumprida. Isso
apesar de o Estado não haver recebido nenhum centavo do programa Brasil Alfabetizado até anteontem.
Segundo o secretário, a primeira parcela da ajuda deverá sair no
final do mês. As nove instituições
conveniadas no Estado têm por
meta alfabetizar 38.518 alunos.
Apesar do otimismo, o secretário disse que vê com preocupação
o Orçamento federal para a área
da educação do ano que vem, que,
na sua opinião, não vai permitir
que haja a continuidade da educação dos jovens e adultos que deverão ser alfabetizados.
"O Orçamento de 2004 é muito
pobre, pior do que o deste ano. Isso é muito preocupante", declarou o Ramos.
O Estado negocia com o Banco
Mundial um empréstimo de US$
31 milhões, tratado com prioridade pelo governo de Pernambuco.
"Esse projeto vai ser fundamental para que a gente possa aglutinar os esforços de alfabetização e
de continuidade dos estudos desses jovens."
Texto Anterior: Para o MEC, seriedade justifica atraso Próximo Texto: Entidades conveniadas não iniciaram aulas Índice
|