UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Continuidade preocupa Estados

EDUARDO DE OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA

Apesar de encararem como factíveis as metas de alfabetização determinadas pelo governo federal no programa Brasil Alfabetizado, duas secretarias estaduais demonstraram preocupação quanto à capacidade da estrutura públicas de dar continuidade à vida escolar dos alfabetizados.
Instituição conveniada ao programa do governo federal, a Secretaria da Educação da Paraíba tem por meta alfabetizar 35 mil pessoas até o final do ano.
A subsecretária da Educação do Estado da Paraíba, Verônica Bezerra de Araújo Galvão, declarou que a meta será alcançada dentro do prazo estabelecido.
Questionada pela reportagem, ela disse que o problema será como dar continuidade aos estudos desses novos alunos, pois o Estado, atualmente, não possui estrutura física nem pedagógica para absorver a nova demanda.
"Esse é justamente o nosso esforço agora. A secretaria hoje está plenamente mobilizada para dar condições para que esse aluno não seja apenas de alfabetização, mas que participe de um programa de alfabetização de fato", declarou a subsecretária.
Da mesma forma, o secretário da Educação de Pernambuco, Mozart Nunes Ramos, acredita que a meta será cumprida. Isso apesar de o Estado não haver recebido nenhum centavo do programa Brasil Alfabetizado até anteontem.
Segundo o secretário, a primeira parcela da ajuda deverá sair no final do mês. As nove instituições conveniadas no Estado têm por meta alfabetizar 38.518 alunos.
Apesar do otimismo, o secretário disse que vê com preocupação o Orçamento federal para a área da educação do ano que vem, que, na sua opinião, não vai permitir que haja a continuidade da educação dos jovens e adultos que deverão ser alfabetizados.
"O Orçamento de 2004 é muito pobre, pior do que o deste ano. Isso é muito preocupante", declarou o Ramos.
O Estado negocia com o Banco Mundial um empréstimo de US$ 31 milhões, tratado com prioridade pelo governo de Pernambuco.
"Esse projeto vai ser fundamental para que a gente possa aglutinar os esforços de alfabetização e de continuidade dos estudos desses jovens."



Texto Anterior: Para o MEC, seriedade justifica atraso
Próximo Texto: Entidades conveniadas não iniciaram aulas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.