São Paulo, quinta-feira, 14 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAJESTADE POR 14 DIAS

Prefeito nos 14 dias de licença de Marta, Hélio Bicudo não mudará de sala

Vice assume e quer tudo como está

DA REPORTAGEM LOCAL

O vice-prefeito Hélio Bicudo assumiu ontem o comando de São Paulo com um objetivo: deixar tudo como está. Ele ficará à frente da prefeitura até o dia 27, quando Marta Suplicy (PT) volta ao cargo após a licença tirada para sua campanha à reeleição.
Bicudo seguirá em seu gabinete, no 6º andar do Palácio do Anhangabaú, sede da prefeitura. Marta não teria de cumprir formalidades ao passar o cargo, mas enviou ofício à Câmara. É a maior licença da prefeita desde a posse, segundo sua assessoria.
Advogado e jornalista, Hélio Pereira Bicudo, 82, vem sendo um discreto vice de Marta, mas nos últimos eventos fez campanha sem cerimônia pela reeleição. No cargo, deve ir ao GP Brasil de Fórmula 1, no dia 24.
Bicudo estreou em cargos do Executivo em 1959, ao chefiar a Casa Civil estadual no governo Carvalho Pinto. Ocupou interinamente, em 1963, o Ministério da Fazenda e ganhou notoriedade ao liderar a investigação de policiais, como promotor, do chamado esquadrão da morte em São Paulo, em 1969 e 1970.
De 1989 a 1990, já no PT, partido que ajudou a fundar, foi secretário de Negócios Jurídicos na gestão Luiza Erundina. Deputado federal de 1991 a 1999, presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Câmara em 1996.
Militante ativo na área, preside a Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos. Em 2000, liderou a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos).
Na política, sempre foi conciliador. Mesmo oposição à gestão FHC, apoiou no Congresso ações do governo, especialmente na sua área. Em 1998, foi um dos primeiros petistas a apoiar a campanha à reeleição do ex-governador tucano Mário Covas.


Texto Anterior: Ensino superior: Particulares tiveram sobra de 726 mil vagas
Próximo Texto: Limpeza urbana: Pela 1ª vez, Prefeitura de São Paulo recolherá lixo na porta de barracos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.