São Paulo, quinta, 15 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF investiga esquema de agiotagem no RS

SANDRA HAHN
da Agência Folha, em Porto Alegre

A Polícia Federal em Bagé (RS), município próximo à fronteira com o Uruguai, está investigando um megaesquema de agiotagem em funcionamento na cidade, que lesou grande número de pessoas.
O chefe da PF (Polícia Federal) em Bagé, delegado Pio Vergara Alonso, pediu a quebra de sigilo bancário de dois dos três suspeitos de comandar o esquema. O principal suspeito já teve suas contas devassadas pela Receita Federal.
A ação dos agiotas teria ruído em Bagé -município de 114 mil habitantes, a 383 km de Porto Alegre (RS)- quando começaram a circular boatos de que os controladores do negócio deixariam a cidade, em novembro.
O esquema funcionava com aplicadores e tomadores de crédito. Os agiotas recebiam um cheque e, em troca, entregavam outro pré-datado acrescentando juros sobre o valor, a ser descontado em 30 dias.
O agiota repassava o cheque para um tomador de crédito com juros mais altos que os da operação anterior e formava a corrente.
Quando começaram os boatos, o sistema teria começado a falhar, provocando saques fora do prazo previsto nos cheques.
A PF não tem dados ainda para avaliar a quantidade de pessoas lesadas ou o prejuízo sofrido por elas. Um dos suspeitos operava uma empresa de factoring, mas assinava cheques como pessoa física. O delegado pediu informações ao Banco Central ontem para saber se a prática é legal.
A procuradora-chefe do Ministério Público Federal no Estado, Carla Veríssimo de Carli, informou que vários inquéritos estão em andamento na procuradoria, mas ainda em fase inicial.
A ação dos agiotas caracteriza, na avaliação da procuradoria, crime contra o sistema financeiro nacional e está sendo investigada pelo MP desde novembro.
Este tipo de crime está previsto na lei 7.492/86. O dispositivo prevê punições para pessoas que praticam atos característicos de uma instituição financeira sem autorização do Banco Central.
A PF já foi procurada por cinco pessoas que se disseram lesadas pelo esquema de agiotagem.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.