São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituto do Coração implantou modelo nos anos 70

da Reportagem Local

O modelo de "dupla porta" foi implantado na década de 70 no Incor (Instituto do Coração), do HC de São Paulo, como forma de angariar recursos extra-orçamentários para manter a qualidade de seus serviços.
Para isso, passou a reservar parte do atendimento (20%) a pacientes particulares e conveniados. No ano passado, o Instituto Central do HC também concluiu uma reforma que ampliou o atendimento a esse público, baseando-se no modelo do Incor. Outros hospitais universitários do país estão em fase de implantação da "dupla porta".
Segundo o HC, o atendimento de qualidade só é possível com as verbas de particulares e conveniados, que recebem atendimento diferenciado como forma de o hospital oferecer uma vantagem para atrair esses pacientes.
O Ministério Público de São Paulo considera essa diferenciação inconstitucional por ferir o princípio de universalidade do atendimento à saúde.
O Senado está discutindo um projeto de lei que regula a existência da "dupla porta" em hospitais universitários.


Texto Anterior: Saúde: Justiça aprova privilégio a paciente particular do HC
Próximo Texto: Para Pinotti, discriminação é antiética
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.