São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO

Imóvel projetado por Niemeyer abrigará pertences do ex-presidente

Casa de JK será museu em BH

THIAGO GUIMARÃES
DA AGÊNCIA FOLHA

A casa onde viveu o ex-presidente Juscelino Kubitschek quando era prefeito de Belo Horizonte será transformada em museu. A residência de 1943, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e com jardins de Burle Marx (1907-87), integra o complexo arquitetônico e paisagístico da Pampulha, tombado pelo patrimônio federal.
Segundo o prefeito Fernando Pimentel (PT), as negociações para a compra da casa estão em fase final. "A idéia é abrir o local para as pessoas verem como era uma residência dos anos 1940 em Belo Horizonte."
Situada em um terreno de 2.800 m2, a casa modernista de 680 m2, dois andares e três quartos conserva móveis que foram de JK (1902-76), como uma mesa de bilhar francês e uma espreguiçadeira de madeira. A casa deve abrigar objetos de JK que estão no museu Abílio Barreto.


Texto Anterior: Usuário reclama de superlotação e de longas filas
Próximo Texto: Carnaval: Serra anuncia criação da Cidade do Samba, no bairro do Bom Retiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.