São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARNAVAL

Galpões em estádio deverão abrigar 16 escolas

Serra anuncia criação da Cidade do Samba, no bairro do Bom Retiro

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), anunciou ontem que pretende criar a Cidade do Samba, no Bom Retiro, região central de São Paulo. A atração deve ser instalada num estádio municipal que existe no bairro, localizado quase em frente ao sambódromo, embora do outro lado do rio Tietê.
De acordo com Caio Carvalho, presidente da São Paulo Turismo -entidade responsável pela elaboração do projeto-, a idéia é instalar no local galpões para 16 escolas de samba, que ocupariam o espaço gratuitamente. Além disso, o lugar deverá abrigar um memorial do samba, uma escola de capacitação para desfiles, um telecentro e uma arena na qual devem ser oferecidos shows das escolas todos os fins de semana.
Serra disse ter aprovado a idéia da cidade do samba "em geral". "É um espaço importante para algo importante para a cidade."
"Trata-se de uma possibilidade de profissionalizar o samba e criar um espaço de turismo na cidade", diz Carvalho. O custo, porém, seria alto: cerca de R$ 80 milhões e teria de vir da iniciativa privada, segundo a São Paulo Turismo, que não tem previsão de quando deve ser instalado o local.
A criação de uma Cidade do Samba é elogiada pelos presidentes das escolas de samba Mocidade Alegre e X-9 Paulistana, que ficam na zona norte, e conquistaram, respectivamente, o 3º e o 2º lugar no desfile do ano passado.
Para Solange Cruz Bichara Rezende, da Mocidade Alegre, a oferta de galpões perto do sambódromo deixaria a competição mais justa. "Nosso barracão, por exemplo, fica sob um viaduto e não temos altura suficiente para montar os carros alegóricos."
A reportagem não conseguiu falar com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo nem com a diretoria da Império da Casa Verde, campeã do carnaval paulistano em 2005.


Texto Anterior: Patrimônio: Casa de JK será museu em BH
Próximo Texto: Universidade: Igreja Católica tira poderes da reitora da PUC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.