São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Não existe risco na linha 4", afirma engenheiro do Consórcio Via Amarela

DA REPORTAGEM LOCAL

O engenheiro Wagner Marangoni, do Consórcio Via Amarela, desqualificou ontem a conclusão do laudo que viu riscos de "acidentes de proporções imprevisíveis" na estação Fradique Coutinho do metrô.
O inspetor que fez a avaliação, afirmou ele, só tinha condições de analisar a situação das soldas, algo que não tem relação com a estrutura da obra.
"Ele extrapolou a competência dele ao afirmar que colocava em risco a estrutura. Internamente no consórcio, a gente nem considerou aquela observação dele porque aquilo que interessava eram as soldas."
Ele disse ter havido 290 inconformidades em 35 meses na linha 4 (problemas que precisam de correção), das quais 30 seguem pendentes -mas nega haver riscos de acidentes.
"Afirmamos categoricamente que não existe risco na linha 4", afirmou. "Temos plena, total e irrestrita confiança de que não existe e nunca existiu qualquer problema na estação Fradique Coutinho que justificasse afirmar que existe um problema estrutural", disse à tarde, antes da suspensão das obras.
O representante do consórcio diz que a vistoria das soldas foi feita devido a um controle interno de qualidade, que "aponta tudo em que há pequenas imperfeições". Afirma que as providências foram tomadas em seguida -as escavações ficaram interrompidas-, mas que não houve necessidade de aviso ao Metrô porque não era grave. Diz que os casos pontuais são repassados ao Metrô só por relatórios mensais.
A função do inspetor Nelson Augusto Damásio, diz ele, requer só ensino médio. "Ele usou, para fazer as avaliações da solda, um critério que é usado para estruturas permanentes de altíssima tecnologia. Essa estrutura é provisória."
Segundo Marangoni, mesmo sem a correção das soldas, não haveria acidentes graves -no máximo a soltura de peças.


Texto Anterior: Governo de SP decide parar obra do metrô
Próximo Texto: Problema na soldagem não é indicação de riscos à obra, afirmam especialistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.