São Paulo, sábado, 15 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Residência médica terá prova prática

LUCIANA CONSTANTINO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O processo de seleção de candidatos a programas de residência médica no Brasil mudará a partir deste ano. Passará a ter uma prova prática, além do exame escrito já adotado pelas instituições.
A decisão da Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Saúde, foi publicada ontem no "Diário Oficial" da União. Será facultativa neste ano, mas se tornará obrigatória a partir de 2005. A medida tem apoio de entidades do setor.
No país, 415 instituições de saúde oferecem 20.458 vagas -8.574 para o primeiro ano.
Segundo a resolução nš 3, a seleção dos candidatos passa a ser feita por um exame escrito e objetivo com peso de 50% e de uma prova prática com peso entre 40% e 50%. Se esse peso for 40%, o restante poderá ser destinado à entrevista e à avaliação do currículo.
A norma anterior previa apenas uma prova objetiva, com peso mínimo de 90%. O restante poderia ser a nota de prova oral, entrevista ou avaliação curricular.
"Pelo sistema anterior, os alunos já do quarto ano começavam a estudar para a prova de residência. Ficavam preocupados em decorar livros e não tinham mais interesse no hospital", afirmou o secretário-executivo da comissão, Antônio Carlos Lopes.
Segundo o membro do Conselho Federal de Medicina Silo Tadeu Silveira de Holanda Cavalcanti, para garantir critérios objetivos na prova prática, a comissão deve regulamentar as novas normas até junho ou julho.


Texto Anterior: Faculdades dos EUA não fixam vagas
Próximo Texto: Letras jurídicas: Registro do filho na reprodução heteróloga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.